BIBLIOTECAS ESCOLARES



valarpas

V.A.L.A.R.P.A.S.

 

Puxem-nas dos cadernos

Alarguem-nas com tinta

Larguem o cabelo

Armem os óculos

Varram-lhes o pó

Rasguem-nas em mil

Abram-lhes a cerca

Se não as apanharem... leva-as, o vento!

 

António Xavier Ferreira, professor bibliotecário


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Se eu tivesse uma varinha I

Se eu tivesse uma varinha
fazia tudo o que quisesse.
Parava o tempo
para muitos doces comer
e só depois
o sono acontecer.

Chegava à escola
estava a chover…
tirava a varinha
para o sol me aquecer.

Estava no intervalo
não havia o que fazer…
tirava a varinha
para na bola bater.

Chegava a casa cansado
sem nada a tratar…
tirava a varinha
para um banho de espuma
tomar!

Era de noite
não conseguia dormitar…
tirava a varinha
para o meu sono chegar.

Era de manhã
não me apetecia caminhar…
tirava a varinha,
chegava à escola
antes de uma cola secar.

Era o almoço
não me apetecia ir almoçar…
tirava a varinha
para o prato já ali estar.

Fui de helicóptero
para casa
cheguei lá
que nem uma brasa!...

Dormi
com a minha varinha
uma noite descansada.

Acordei
de manhã
vou vestir-me
com um fato de lã.

Feitiço de varinha…
E vou para a escola
a tocar viola.

Varinha
lança-me um feitiço
para que não me porte mal.

Enfeitiça…
a professora
para não marcar trabalhos de casa;
a minha mãe
para não ralhar comigo;
o meu pai
para me comprar muitas bolas!

EB1 de Montemor-o-Novo n.º 1, Isabel Nunes, 4.º ano I

Sem comentários:

Enviar um comentário