BIBLIOTECAS ESCOLARES



valarpas

V.A.L.A.R.P.A.S.

 

Puxem-nas dos cadernos

Alarguem-nas com tinta

Larguem o cabelo

Armem os óculos

Varram-lhes o pó

Rasguem-nas em mil

Abram-lhes a cerca

Se não as apanharem... leva-as, o vento!

 

António Xavier Ferreira, professor bibliotecário


quarta-feira, 24 de março de 2010

A Floresta e o Conto



Programa Eco-Escolas
EB1 de Montemor-o-Novo n.º 1
Biblioteca Escolar em «A Floresta e o Conto»
(poemas para canteiros e camisolas)


Se eu fosse borboleta
E pudesse voar
Chamava as flores
Para irmos brincar
4.º I

Milhares de seres
Plantas e animais
Só contigo podem ter
Força para sobreviver
4.º J

Se eu fosse uma árvore
E pudesse falar
Chamava a chuva
Para me regar
2.º D

Planta que trepa
Vai a subir
Chega às nuvens
Para dormir
1.º B

Se eu pudesse encantar
Encantava a Terra
Transformava-a em lar
Para a vida abrigar
3.º H

Milhares de seres
Plantas e flores
Só com saber
É que podem crescer
1.º A

Se eu fosse um pinheiro
E quisesse dançar
Chamava o vento
Para me acompanhar
4.º L

Eu gosto tanto
Da Terra a sorrir
Que para a servir
Não a vou poluir
1.º C

Eu gosto tanto
De a chuva abraçar
Ela molha a Terra
Para eu semear
3.º G

O que é que é
Que te faz viver?
É a Natureza
Que nos faz crescer
2.º E

O que é que é
Que te faz viver?
É o Ambiente
Que nos faz crescer
2.º F

Sem comentários:

Enviar um comentário